PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA O INSTAGRAM DO PETCOM COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIA

Autores

  • Maria Carolina Galvao Silva
  • Bianca de Araujo Nogueira
  • Davi Silva Oliveira
  • Fernanda Luisa Martins Vasconcelos Filiú
  • Robson da Silva Braga

Resumo

O núcleo de mídias do Programa de Educação Tutorial em Comunicação, PetCom, surge da necessidade de estabelecer uma relação interpessoal entre nós, que executamos o projeto, e aqueles que nos acompanham através de plataformas digitais, em especial na plataforma do Instagram. Percebemos que, em nosso perfil, existe um engessamento nas publicações, uma vez que o conteúdo majoritário são posts referentes à divulgação de atividades e só, não havia o fator humano.   Considerando que o engajamento é uma das métricas mais potentes do Instagram atualmente, onde é possível acessar informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com nosso conteúdo, julgamos necessário estabelecer um plano de ações voltadas para o perfil do projeto, de forma que o fator humano esteja presente através de publicações que possibilitem um contato mais interativa e cotidiano, ao invés de nos apoiarmos somente em publicações padronizadas, além de buscar alternativas mais criativas e naturais para a divulgação das atividades e eventos produzidos e executados pelo projeto. Para isso, entramos em um processo de elaborar nosso próprio cronograma de postagens, onde buscamos fazer uso do máximo de ferramentas disponibilizadas na plataforma, stories, reels, vídeos, enquetes etc, além de explorar o seu caráter multimídia. Dentro desse cronograma, é essencial   que todos os integrantes do PetCom participem de forma ativa, dialogando e interagindo periodicamente com aqueles que acompanham as publicações.  Referências FERREIRA, Soraya Venegas. Um olhar geracional sobre a produção jornalística multimídia: desafios de unificar práticas laboratoriais e promover engajamento multiplataforma. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 11, n. 28, 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial