PROJETO DE ENSINO ADT X COMPET
Resumo
Projetos de Ensino ADT X COMPET A vertente ensino é uma das mais importantes nos Programas de Educação Tutorial, nos cursos de engenharias, as ações visam principalmente diminuir a evasão, as desistências e as reprovações, já que de uma forma geral, apresentam altos índices destes parâmetros. O PET Metalúrgica, portanto, através dos projetos de ensino ADT e COMPET auxilia os estudantes do curso nas dificuldades da vida acadêmica no primeiro ano da faculdade. O objetivo do ADT é dar apoio acadêmico aos alunos nas disciplinas básicas, onde são oferecidas, ao longo de todo o semestre, aulas sobre o conteúdo das disciplinas básicas, resoluções de questões, revisão sobre o conteúdo das provas. O objetivo do Compet é promover uma maior motivação nos alunos para que possam superar as dificuldades nas disciplinas básicas. Um acompanhamento mais próximo, assim como palestras e visitas aos laboratórios do curso são oferecidas para isso. No início do semestre é feito um planejamento das aulas que serão ministradas pelos petianos nas disciplinas básicas conforme os horários disponíveis dos alunos. Antes da pandemia as aulas eram feitas de modo presencial. Na pandemia o suporte foi dado através de aulas remotas e publicações de vídeos nas redes sociais. Nos anos pré-pandemia, o ADT X Compet trabalhou na finalidade de diminuir no que tange a reprovação nas disciplinas, tal fato ajudou o projeto a ter uma forte atuação através da resolução de exercícios. No período pandêmico, foi feito aulas remotas a fim de dar um suporte aos discentes do curso com resoluções de questões e tira-dúvidas, ao longo da pandemia notou-se a diminuição dos alunos ante ao projeto que aos poucos foi perdendo vários estudantes, fazendo que no pós-pandemia estivesse com pouco engajamento no projeto. Portanto, cabe destacar a importância que o ADT X Compet tem no suporte aos alunos no objetivo de diminuir a evasão no curso, ajudas nas disciplinas iniciais e no desenvolvimento de habilidades.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Nicolas Leitao de Oliveira, R., & Goncalves Maria da Silva Machado, J. (2022). PROJETO DE ENSINO ADT X COMPET. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1411. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86170
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.