PROJETO DIÁLOGOS

Autores

  • Matheus Gerard de Sousa Mesquita
  • Cibele da Silva Pereira
  • Carlos Eduardo Lima Nunes
  • Ivna Diniz Lima
  • Mario Martins Viana Junior

Resumo

Diante da curricularização da extensão na Universidade Federal do Ceará, mais precisamente, no curso de História, a comissão de extensão do departamento de História e o Programa de Educação Tutorial (PET), promoveram a ação de extensão “Projeto Diálogos”. O objetivo proposto neste projeto foi dialogar com movimentos sociais, instituições e representantes da sociedade civil e pensar ações de extensão. O projeto foi materializado em cinco sessões entre os meses de maio a junho de 2022, que, ao final, foram aglutinadas e revelaram a potencialidade de um grande fórum de extensão universitária ocorrido no Departamento de História. Contabilizando vinte horas de atividades cadastradas como projeto de extensão, o projeto acolheu cincos movimentos sociais: Cáritas Ceará, Cáritas diocesana de Limoeiro do Norte, a Pastoral Carcerária do Ceará, os responsáveis pelas Olimpíadas de Ciência Humanas do Estado do Ceará (OCHE - CE), e o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial. Buscando ampliar a discussão e refletir acerca de proposições extensionistas pelo curso de história realizamos um debate sobre a possibilidade de promovermos um fazer historiográfico cujo papel de ajustamento seja constante. Falamos de desenvolver uma postura de relação ao “entremeio” (entre-deux) ao “evitar tanto ceder ao conformismo das instituições (de saber e de fé) quanto desencadear uma cruzada contra elas (CERTEAU, 2011:18). O exercício, apesar de simples, implicou e implica uma mudança bastante radical de perspectiva, de método e de interpretação dentro do campo das ciências humanas. O caminho extensionista, ao estar relacionado visceralmente à pesquisa e ao ensino e ao ser estruturado a partir da troca de saberes endógenos e exógenos à universidade, constitui, portanto, uma plataforma real e geral de democratização da educação e uma transformação do fazer histórico a partir de uma concepção e perspectiva propositiva e não apenas analítica.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Gerard de Sousa Mesquita, M., Pereira, C. da S., Eduardo Lima Nunes, C., Diniz Lima, I., & Martins Viana Junior, M. (2022). PROJETO DIÁLOGOS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1412. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86171

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial