PROJETO DIÁLOGOS
Resumo
Diante da curricularização da extensão na Universidade Federal do Ceará, mais precisamente, no curso de História, a comissão de extensão do departamento de História e o Programa de Educação Tutorial (PET), promoveram a ação de extensão “Projeto Diálogos”. O objetivo proposto neste projeto foi dialogar com movimentos sociais, instituições e representantes da sociedade civil e pensar ações de extensão. O projeto foi materializado em cinco sessões entre os meses de maio a junho de 2022, que, ao final, foram aglutinadas e revelaram a potencialidade de um grande fórum de extensão universitária ocorrido no Departamento de História. Contabilizando vinte horas de atividades cadastradas como projeto de extensão, o projeto acolheu cincos movimentos sociais: Cáritas Ceará, Cáritas diocesana de Limoeiro do Norte, a Pastoral Carcerária do Ceará, os responsáveis pelas Olimpíadas de Ciência Humanas do Estado do Ceará (OCHE - CE), e o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial. Buscando ampliar a discussão e refletir acerca de proposições extensionistas pelo curso de história realizamos um debate sobre a possibilidade de promovermos um fazer historiográfico cujo papel de ajustamento seja constante. Falamos de desenvolver uma postura de relação ao “entremeio” (entre-deux) ao “evitar tanto ceder ao conformismo das instituições (de saber e de fé) quanto desencadear uma cruzada contra elas (CERTEAU, 2011:18). O exercício, apesar de simples, implicou e implica uma mudança bastante radical de perspectiva, de método e de interpretação dentro do campo das ciências humanas. O caminho extensionista, ao estar relacionado visceralmente à pesquisa e ao ensino e ao ser estruturado a partir da troca de saberes endógenos e exógenos à universidade, constitui, portanto, uma plataforma real e geral de democratização da educação e uma transformação do fazer histórico a partir de uma concepção e perspectiva propositiva e não apenas analítica.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Gerard de Sousa Mesquita, M., Pereira, C. da S., Eduardo Lima Nunes, C., Diniz Lima, I., & Martins Viana Junior, M. (2022). PROJETO DIÁLOGOS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1412. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86171
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.