PROJETO ESTUDOS DE CASOS
Resumo
Os estudos de caso, projeto realizado por e para petianos do PET Produção se trata da leitura de um artigo realizada individualmente por cada petiano para que no futuro por meio de uma reunião presencial seja realizado uma discussão crítica sobre artigo escolhido para leitura. O principal objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento dos petianos no que se refere a alfabetização científica e aprofundar conhecimentos em determinada área ou ferramenta que esteja relacionada com a engenharia de produção. O método usado foi o diálogo que era guiado por meio de uma apresentação feita no CANVA mostrando tópicos referentes a estrutura de um artigo. Assim conforme cada tópico era apresentado os petianos, comentavam sobre suas opiniões a respeito daquele determinado aspecto do artigo lido e conversavam entre si sobre as suas diferentes perspectivas. No estudo de caso também foi realizado um questionário de perguntas sobre o artigo valendo uma premiação para que durante a leitura os integrantes tivessem um maior incentivo a ler o artigo com bastante atenção e assim serem mais capazes de discutir sobre o tema. Para analisar os resultados obtidos com o projeto foi enviado um questionário para que cada um dos membros que participaram avaliasse de forma qualitativa e quantitativa o que acharam do projeto. As respostas qualitativas apontaram que a discussão ocorreu da melhor maneira possível e contribuiu para o desenvolvimento de seu senso crítico e o aprendizado sobre o tema tratado no artigo. O único ponto de melhoria apontado foi para a escolha do artigo sugerindo buscar algo com maior qualidade acadêmica. Utilizando a metodologia Net Promoter Score (NPS) obteve-se 90% de satisfação. Ao fim do projeto foi possível concluir que de fato o Estudo de Caso contribui para a alfabetização científica no que tange ao senso crítico e compreensão além de contribuir com o aprendizado sobre o tema tratado no artigo. Conclui-se assim a necessidade de continuidade do projeto.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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