PROJETO FLORESCER: O SER COTISTA COMO FATOR INFLUENTE NA AUTOESTIMA E NA IDENTIDADE
Resumo
A Lei n° 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, permitiu a garantia do ensino superior a milhões de brasileiros pertencentes às minorias sociais. Apesar disso, para além de ingresso na graduação, o estudante deve se sentir pertencente a esta, distante da figura de desmerecedor do espaço acadêmico, o que é frequentemente percebido em alunos cotistas. O projeto Florescer tem como objetivo resgatar a figura do ser cotista através de questões de identidade e de autoestima e perceber como essa condição impacta nesses âmbitos e na vida em geral. A metodologia consistiu na execução de três encontros presenciais, em semanas consecutivas, utilizando recursos como memes da internet, vídeos e frases, de modo a se buscar a evocação de experiências relacionadas com as cotas, de sentimentos que perpassam estar nesse local, assim como a realização de intervenções com reflexões acerca da influência dos pensamentos no agir e de recursos de enfrentamento. As discussões eram utilizadas dentro do referencial teórico da da análise do comportamento, mais especificamente com a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e de como esta poderia auxiliar nas percepções de si e do outro. Como resultado, o projeto contou com um total de 09 pessoas inscritas, em que se notou a construção de um espaço de debates, de criação de vínculos e de ressignificação das falas e sentimentos evocados pelas dinâmicas realizadas. Além disso, percebeu-se o estabelecimento de diversas relações verbais envolvidas na identidade e na autoestima dos estudantes com o fato de serem cotistas, sendo relatados sentimentos aversivos, como inferioridade, insegurança e vulnerabilidade, e comportamentos compensatórios, como esforçar-se o dobro nos estudos ou evitar atividades. Assim, o projeto Florescer pôde coletar e analisar as demandas dos cotistas, obtendo, de acordo com os participantes, um resultado satisfatório, com mudanças de crenças e socialização de representatividades.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.