PROJETO ‘’MANGUEZAL PRA QUÊ TE QUERO?’’ E O USO DO INSTAGRAM PET OCEANOGRAFIA COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO
Resumo
O projeto ‘’Manguezal pra quê te quero?’’ visa o compartilhamento de informações e conteúdos didáticos sobre o ecossistema manguezal, através do Instagram PET Oceanografia. Por meio de ‘posts’, ‘reels’ e ‘stories’ serão disseminados conteúdos atuais e de relevância socioambiental. Manguezais se localizam entre zonas de marés e regiões costeiras, com características sedimentares e vegetação típicas. Destacam-se pela importância ecossistêmica, por serem ambientes propícios para o abrigo de diversas espécies marinho-estuarinas; atuam como um dos principais responsáveis pela captura de carbono da atmosfera; e apresentam importância socioeconômica, pois aportam significativamente como fonte de alimento e renda para comunidades pesqueiras. Diante disto, torna-se ainda mais importante a propagação de temas relacionados ao conhecimento dos manguezais, que podem ser divulgados por meio de conteúdos didáticos, para a comunidade acadêmica e população em geral. Tendo em vista que as redes sociais, principalmente o Instagram, é atualmente o meio de maior alcance e disseminação de conteúdo, integrantes do PET Oceanografia podem utilizar essa ferramenta para difusão de informações científicas, inclusive com a promoção de ‘lives’, com participação de docentes da Universidade Federal do Ceará, pescadores, marisqueiras, e alunos/pesquisadores do ecossistema manguezal. Objetiva-se com isso, a troca de informações entre os diversos interessados no tema, a fim de uma abordagem ampla. Por fim, através da divulgação, espera-se expansão de princípios da cultura oceânica, especialmente sobre este ecossistema intrinsecamente ligado à biodiversidade marinha. Além disso, espera-se incentivar preceitos da educação ambiental, ressaltando a importância da conservação e adequado manejo desses ecossistemas.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.