RESÍDUOS SÓLIDOS EM AMBIENTES COSTEIROS: COMO O PET OCEANOGRAFIA PODE AJUDAR?
Resumo
Os resíduos sólidos atualmente compõem uma das formas mais comuns de poluição nos centros urbanos. No ambiente marinho podem causar impactos na qualidade da água, na estrutura trófica e no modo de vida da biota, com consequências nos ecossistemas e no bem estar das populações humanas. No cenário de desigualdade social em que está inserida a cidade de Fortaleza (CE), as periferias são os locais menos amparados com sistemas de tratamento de efluentes e coletas de lixo, quando comparadas com as zonas nobres. Assim, o projeto socioambiental “Meus resíduos, pra onde vão?”, a ser promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Oceanografia, atuaria estendendo os conhecimentos adquiridos no curso de graduação da Universidade Federal do Ceará, para comunidades litorâneas periféricas. O projeto tem como objetivo geral estimular a conservação local, por meio da realização de atividades educativas junto a moradores, associações e escolas municipais. Visa ainda, avaliar e reduzir a poluição de ambientes costeiros promovidos por descartes inadequados, levando como exemplo as ações do projeto de extensão em andamento, “Litter Less, menos lixo nas praias”. As atividades teriam início por meio de reuniões comunitárias, buscando-se identificar informantes-chave, que auxiliem na identificação da problemática da poluição por resíduos, como isso afeta localmente a comunidade e quais as possíveis ações coletivas para resolução. As temáticas abordadas para divulgação científica deverão estar voltadas à geração de resíduos, locais adequados para o descarte, processos de reciclagem, reuso e reaproveitamento, bem como caminhos do lixo e seus impactos sobre a biota, sobre os ecossistemas costeiros e marinhos, e sobre a saúde humana. Com isso, o PET Oceanografia espera contribuir para a sensibilização local sobre problemáticas relacionadas à poluição, interferindo positivamente para redução de resíduos nas praias.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.