REUNIÕES CIENTÍFICAS: O ALICERCE DA CONSTRUÇÃO DO MÉDICO GENERALISTA COMPETENTE
Resumo
INTRODUÇÃO: O aprendizado em grupo é uma ótima forma de retenção de conhecimento a longo prazo no curso de Medicina. Nesse contexto, as Reuniões Científicas promovem um ambiente de discussão entre alunos de diversos semestres o que contribui com uma melhor formação acadêmica e profissional dos envolvidos. OBJETIVOS: Contribuir para a aquisição de conhecimentos capazes de fomentar uma melhor atuação profissional e acadêmica dos alunos do curso de Medicina. METODOLOGIA: As reuniões consistiram em: Discussão de Casos Clínicos, Abordagem de Síndromes (explanação das principais síndromes observadas na prática médica), Diagnóstico de Rua (construção do raciocínio clínico a partir de situações cotidianas prevalentes), PET na Residência (resolução detalhada de questões de residência médica) e Discussão de artigos científicos. Entre as datas 30/03 e 29/06, foram ministradas 10 reuniões sempre por uma dupla de membros de modo presencial, às quartas-feiras, das 12:30h às 14h. Ao fim de cada encontro, um formulário virtual foi preenchido por todos aqueles que participaram da reunião avaliando de 0 a 5 diversos critérios dos quais destacam-se: Aprofundamento do tema, Material disponibilizado e Contribuição para formação acadêmica. RESULTADOS: A média de todas as reuniões para os critérios Aprofundamento do tema, Material disponibilizado e Contribuição para formação acadêmica foram 4.87, 4.9 e 4.9, respectivamente. CONCLUSÃO: A realização das reuniões científicas do PET Medicina UFC proporcionou àqueles que fizeram parte delas um maior aprendizado na área médica contribuindo para uma melhoria na sua formação acadêmica. Apoio: MEC/PET-SESu.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.