STEELMAKING
Resumo
O Steelmaking é um projeto do PET Metalúrgica UFC criado com a finalidade de treinar os alunos do curso em simuladores de processos siderúrgicos da Steel University. Além do aprendizado sobre a ferramenta, que simula uma das áreas mais importantes do curso, o projeto tem como objetivo, incentivar os alunos a competirem no Steel Challenge Competição criada pela Steel University que desafia os alunos a produzirem aço com o menor custo possível). A UFC tem tido resultados positivos nesta competição, ressaltando que a UFC é o segundo país que mais levou competidores e é referência no Brasil no número de campeões nos últimos 5 anos. Em 2020 o projeto sofreu uma interrupção no oferecimento de treinamento aos alunos, pois os simuladores passaram a ser cobrados. Em 2021 o projeto foi conduzido de maneira remota através de reuniões virtuais usando o Google Meet, em uma frequência de 15 dias. Em 2022, retomamos a metodologia presencial e através das seguintes ações: (1) Treinamento da equipe de instrutores do PET nos diferentes simuladores e (2) Capacitação dos alunos das cadeiras de Siderurgia 1 e 2, sendo estes divididos em duas turmas - uma focada na participação dos alunos no Steel Challenge e outra priorizando o reforço de conceitos ensinados em disciplinas do curso -. Espera-se que com essas ações, os alunos tenham uma experiência mais prática em sala de aula, e que tenhamos participantes do projeto treinados e capacitados para disputarem na competição do Desafio do Aço, assim como mais vencedores da UFC nas próximas edições do evento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Lourenzo Barbosa Ximenes, K., Segundo Teixeira, M., & Goncalves Maria da Silva Machado, J. (2022). STEELMAKING. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1440. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86200
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.