USO DE FERRAMENTAS CINEMATOGRÁFICAS PARA COMPREENSÃO DA HISTÓRIA DE ASSENTAMENTOS RURAIS: O RESGATE DA ARTE E CULTURA PARA AFIRMAÇÃO DE SUA EXISTÊNCIA.
Resumo
Após o estágio de vivência promovido pelo PET Agrárias, ao Assentamento Lagoa do Mineiro, localizado em Itarema no Ceará, foi observado que a luta dos assentados é um grande marco presente no cotidiano de suas tarefas e rotinas. No terceiro dia de vivência no campo foram apresentados documentários que contaram a história da formação do assentamento e o simbolismo cultural que estava empregado nas suas raízes. A partir dessa experiência, surgiu esta pesquisa que tem por objetivo geral apresentar a importância e a funcionalidade da cinematografia como meio de afirmação da luta dos assentamentos rurais por educação e melhores condições de vida. De modo específico, pretende-se descrever os efeitos que essa ferramenta produziu nos estudantes que participaram do estágio de vivência. Como metodologia se utilizou de uma roda de conversa mediada por um estudante do PET Agrárias, uma professora e a diretora da Escola do Campo após a apresentação de dois curtas-metragens. Foram também aplicados questionários aos estudantes, constituídos pelo PET agrárias e outras duas turmas de disciplinas ministradas pela tutora. Como resultado, obteve-se que, essa ferramenta, tem importância considerável no resgate histórico-cultural para o entendimento da afirmação de luta das famílias assentadas através do registro cinematográfico do cotidiano e de suas memórias. E para os estudantes, houve um maior entendimento do significado do assentamento como espaço de produção e de resistência, bem como da formação da consciência crítica das famílias assentadas, percebida de forma impactante a partir dos documentários exibidos. Conclui-se que adoção da arte do cinema como mecanismo para o resgate cultural e histórico, com a utilização de documentários, consiste em veículo de transformação e cumpre um papel importante na construção do entendimento e da consciência crítica da realidade dos assentamentos e dos enfrentamentos para permanecerem na terra com qualidade de vida e direitos cidadãos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.