ZINENSAIO FILOSÓFICO: UM PROJETO DE ENSINO DA FILOSOFIA COM O MÉTODO ARTÍSTICO DO ZINE.

Autores

  • Rebeca Costa de Lima
  • Hugo Filgueiras de Araujo

Resumo

O presente projeto tem por objetivo divulgar o ensino da Filosofia para públicos que se encontram fora do ambiente acadêmico, com foco no despertar do pensamento crítico e filosófico em estudantes do Ensino Médio; habilidades estas afetadas diante as crises educacionais que o país enfrenta que trazem uma visão deturpada a respeito da necessidade da Filosofia. A zine é uma produção de revistas independentes, ou seja, o idealizador de tal projeto é responsável pela produção e distribuição. Quanto a seu conteúdo: não há limites; o autor é responsável pela escolha do assunto que pretende transmitir como temática de suas revistinhas. Além disso, o caráter emancipatório também se mostra quanto aos materiais de confecção da zine — diversos — podem ser utilizados colagem, serigrafia e até folhas que potencialmente iriam para a lata do lixo. Portanto, o ambiente que a composição da zine proporciona é ideal para incitar a reflexão filosófica e a criatividade artística em estudantes do ensino médio. Para que isso ocorra, é necessária a idealização de oficinas que busquem a confecção de zines pelos participantes, visando que, no processo de composição, haja debate de um tema com foco dado no conhecimento da filosofia. O projeto também conta com publicações de zines na rede social Instagram; onde sua idealizadora publicará zines autorais baseada na investigação filosófica que a própria experimenta em seus estudos acadêmicos. Essa segunda aplicabilidade do projeto buscar alcançar o vasto público das redes sociais, com caráter de convite para o pensamento filosófico.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Costa de Lima, R., & Filgueiras de Araujo, H. (2022). ZINENSAIO FILOSÓFICO: UM PROJETO DE ENSINO DA FILOSOFIA COM O MÉTODO ARTÍSTICO DO ZINE. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1454. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86214

Edição

Seção

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial