A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ACADÊMICO: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL, TECNOLÓGICO E DISCIPLINAR.
Resumo
O Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP), executado na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Jardim de Anita, compreende a articulação de condutas acadêmicas de modo a reduzir a evasão de discentes, promover a integração destes e assegurar a conclusão dos cursos de graduação. Dessa forma, são propostas oficinas, rodas de conversa, palestras e outras ações que estimulam o desenvolvimento acadêmico e de práticas profissionais dos alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Segurança da Informação. Durante o semestre 2022.1 foram articulados encontros com a equipe do projeto de extensão Núcleo de Estudos e Práticas em Engenharia de Software e Ciência de Dados (ENGEDADOS) para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos, por exemplo, o desenvolvimento de minicursos teóricos e práticos. Dentre as atividades, foi realizado o Minicurso de Visualização de Dados com Python, modalidade presencial no Campus da UFC em Itapajé. O curso buscou aproximar o conhecimento dos discentes de diferentes cursos da graduação e a linguagem de programação Python. Aos discentes participantes que apresentavam dificuldades básicas em Python, análise e visualização de dados, foi notório a ampliação do conhecimento por parte deles. Outra ação de extrema relevância foi a palestra “Promoção da Saúde Socioemocional no Aprendizado do Tecnocentrismo”, ministrada pela psicóloga Maria Vanderly Lima Soares, que abordou o contexto da tecnologia como epicentro da sociedade e seus efeitos. Por fim, ao avaliar as abordagens e resultados, por meio de um formulário avaliativo aplicado ao término do curso, foi identificado que os objetivos foram alcançados de maneira gradativa com bons níveis de satisfação por parte dos discentes. Para o semestre 2022.2, estão sendo planejadas ações voltadas para o mercado de trabalho com o objetivo de motivar a permanência dos alunos em seus respectivos cursos de graduação.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.