A CULTURA DE GAMES PRESENTE NAS MÍDIAS PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DA DISCIPLINA COGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
A disciplina Cognição e Tecnologias Digitais tem por objetivo fornecer as principais teorias do desenvolvimento cognitivo (behaviorismo, gestalt e teoria sociocultural), além da produção de mídias educativas desenvolvidas pelos próprios alunos. Na disciplina, para a apresentação das teorias é utilizado um website (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis20222/jornada) que conduz os discentes em uma jornada virtual por três reinos da cognição (Walden II, Prägnanz e Orsha) através de imagens, vídeos e textos que apresentam os conceitos e exemplos de cada teoria. Ao final de cada reino, os alunos, em equipes, desenvolvem uma mídia que tenha relação com a teoria cognitiva estudada. Além disso, acontece, tanto na jornada virtual quanto nos encontros presenciais, a exploração de games que trazem conceitos de cada uma das teorias da cognição, como o reforço e punição no Behaviorismo, o insight na Gestalt e a interação na Teoria Sociocultural. Em cada teoria, foi realizada uma amostra de games escolhidos em conjunto pelos professores e bolsistas e disponibilizados para todos os discentes. A partir dessa estratégica, observa-se interesse e participação dos estudantes, o que tornou possível a compreensão e melhor entendimento dos conceitos de cada teoria. O presente trabalho mostra a influência da cultura dos games nas mídias produzidas pelos alunos. Nesse contexto, muitas equipes desenvolvem games ou usam elementos dos games nas mídias produzidas como meio de expressão e exemplificação. Um agradecimento aos orientadores e ao Programa de Apoio e Incentivo à Permanência da PROGRAD.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Thales Rodrigues Andrade, F., Bispo Braúna, R., & Aires de Castro Filho, J. (2022). A CULTURA DE GAMES PRESENTE NAS MÍDIAS PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DA DISCIPLINA COGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1460. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86220
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.