A CULTURA DE GAMES PRESENTE NAS MÍDIAS PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DA DISCIPLINA COGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Francisco Thales Rodrigues Andrade
  • Rafael Bispo Braúna
  • Jose Aires de Castro Filho

Resumo

A disciplina Cognição e Tecnologias Digitais tem por objetivo fornecer as principais teorias do desenvolvimento cognitivo (behaviorismo, gestalt e teoria sociocultural), além da produção de mídias educativas desenvolvidas pelos próprios alunos. Na disciplina, para a apresentação das teorias é utilizado um website (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis20222/jornada) que conduz os discentes em uma jornada virtual por três reinos da cognição (Walden II, Prägnanz e Orsha) através de imagens, vídeos e textos que apresentam os conceitos e exemplos de cada teoria. Ao final de cada reino, os alunos, em equipes, desenvolvem uma mídia que tenha relação com a teoria cognitiva estudada. Além disso, acontece, tanto na jornada virtual quanto nos encontros presenciais, a exploração de games que trazem conceitos de cada uma das teorias da cognição, como o reforço e punição no Behaviorismo, o insight na Gestalt e a interação na Teoria Sociocultural. Em cada teoria, foi realizada uma amostra de games escolhidos em conjunto pelos professores e bolsistas e disponibilizados para todos os discentes. A partir dessa estratégica, observa-se interesse e participação dos estudantes, o que tornou possível a compreensão e melhor entendimento dos conceitos de cada teoria. O presente trabalho mostra a influência da cultura dos games nas mídias produzidas pelos alunos. Nesse contexto, muitas equipes desenvolvem games ou usam elementos dos games nas mídias produzidas como meio de expressão e exemplificação. Um agradecimento aos orientadores e ao Programa de Apoio e Incentivo à Permanência da PROGRAD.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Thales Rodrigues Andrade, F., Bispo Braúna, R., & Aires de Castro Filho, J. (2022). A CULTURA DE GAMES PRESENTE NAS MÍDIAS PRODUZIDAS POR ESTUDANTES DA DISCIPLINA COGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1460. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86220

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação