A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA SOBRE LIBRAS NA UFC
Resumo
A licenciatura em Libras é oferecida pela universidade Federal do Ceará - UFC desde 2013.2 e inclui um corpo discente de surdos e ouvintes. A grande maioria dos alunos ouvintes inicia o curso com pouco ou nenhum conhecimento sobre a língua brasileira de sinais (Libras) e da comunidade surda brasileira, enquanto os alunos surdos se expressam em Libras comunicativamente, mas desconhecem sua estrutura lingüística e outros conteúdos relacionados, pois essa língua ainda não faz parte currículo das escolas primárias. No contexto brasileiro, a Libras é considerada uma língua minoritária, portanto ainda há um desconhecimento sobre ela, seu status linguístico, gramática e o conteúdo diversificado sobre o tema. Encontramos, dentro e fora da universidade o senso comum em relação à Libras, aos surdos e ao aprendizado dessa língua, o que nos motivou neste projeto com o objetivo de criar e manter canais de informação do curso de letras Libras da UFC nas redes sociais sobre Libras e a comunidade surda. Nós postamos conteúdos informativos sobre língua, curiosidades, direito, cultura e comunidade surda, vídeos ensinando Libras, divulgando eventos locais e nacionais, informações gerais sobre o curso letras Libras, entre outros assuntos relacionados. Assim, o projeto proporcionou a criação um canal de comunicação e informação sobre Libras e a comunidade surda produzida pelos alunos do curso de letras Libras para os alunos do curso de letras Libras, bem como para todos da universidade e fora dela, já que as postagens são bilíngues, em Libras e Português.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.