A ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO ACOMPANHE UM INGRESSANTE PARA FORMAÇÃO CONTRA EVASÃO: COMO REGULARIZAR PARA DEMAIS CURSOS

Autores

  • Luana Nunes Fernandes
  • Maciel da Silva Rodrigues
  • Julia da Silva Lopes
  • Wendy Lima de Aguiar
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

As altas taxas de evasão e baixas taxas de conclusão são faces de um problema a ser considerado no ensino superior. Nos cursos de licenciatura, essas taxas podem chegar a 50% (AZEVEDO, 2019). Em 2019, a taxa de evasão do Curso de Pedagogia Noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC) era de 9.9%, com maioria sendo de ingressantes, de acordo com o relatório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Como uma das formas de enfrentamento ao problema, o Projeto Acompanhe um Ingressante (AUI) foi elaborado pela coordenação do Curso e estudantes veteranos com a proposição de atividades de acolhimento aos ingressantes, que incluíam a recepção e o acompanhamento dos ingressantes por doze bolsistas voluntários. Cada acompanhante é responsável por cerca de três ingressantes, para tirar dúvidas e orientá-los. Com o objetivo de regularizar as atividades de acompanhamento, a cada final de semestre era disponibilizado um formulário on-line, com perguntas para os acompanhantes e ingressantes sobre seus principais aprendizados e dúvidas do semestre, estas eram, principalmente, sobre os programas e espaços da Universidade, além de equipamentos culturais. Os últimos formulários destacam a ampliação na formação acadêmica e pessoal dos estudantes tanto ingressantes, como dos próprios veteranos. Por conseguinte, identificamos que o índice de evasão do Curso de Pedagogia Noturno diminuiu para 1,6%, (2022.1) desde a implementação do Projeto. Tais índices nos remetem a uma avaliação exitosa como consequência das atividades de acompanhamento do Projeto AUI: recepção, tira-dúvidas, acompanhamento ao longo do semestre, encontros culturais e produção de conteúdos formativos/informativos. Com o resultado positivo e as atividades de fácil padronização, logo, podemos considerar a aplicação do Projeto em demais cursos. Dessa forma, haverá uma expansão do conhecimento sobre as dificuldades de seus discentes, os auxiliando pedagogicamente e socialmente a permanecer na Universidade.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação