A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA MENTORIA NA FACULDADE DE MEDICINA :UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Define-se mentoria como uma ferramenta de grupos que visa capacitar pessoas por meio do contato e aprendizado com alguém mais experiente na área. O mentor é, geralmente, um profissional com perfil sênior na função ou em algum tema específico, enquanto o mentorado é um iniciante com disponibilidade e vontade de adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e habilidades. Nesse contexto, percebeu-se a importância de implementar a mentoria na faculdade de medicina para auxiliar no direcionamento e adaptação, especialmente, dos recém ingressos no curso.Objetivos: Destacar a importância da implementação da mentoria na faculdade de medicina da UFC, campus Fortaleza. Relato: É sabida a dificuldade que inúmeros discentes enfrentam ao ingressar na universidade, por diversos fatores, como um possível contexto socioeconômico vulnerável e/ou questões referentes a saúde mental. Na mentoria, o recém ingresso se insere em um grupo composto por 12 mentorados , 1 mentor e 1 co-mentor (usualmente um aluno veterano que compartilha sua trajetória, sendo ele uma ponte entre mentor e mentorados), no qual serão discutidos assuntos diversos que permeiam áreas importantes da formação do indivíduo. Conclusão: Observa-se a importância do projeto no que tange a inserção do aluno no meio acadêmico, principalmente nesse período inicial de adaptação que envolve inúmeras dificuldades, desde o processo de autoconhecimento, até a permanência do discente na universidade.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Dias Pereira, H., Augusto dos Santos Silva, L., Azevedo Albuquerque, V., & Macedo Gaspar, D. (2022). A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA MENTORIA NA FACULDADE DE MEDICINA :UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1466. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86226
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.