A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS
Resumo
Ao identificar as dificuldades de integração de conhecimentos do SMD, alinhados com a detecção de alguns déficits levantados por professores nas matérias mais fundamentais do curso lecionadas durante o primeiro semestre, estabelecemos objetivo de interligar os diferentes conteúdos das disciplinas, assim como sanar os déficits, através do levantamento teórico e elaboração de atividades práticas e oficinas. Para todas as atividades foram escolhidas ferramentas de uso livre como Inkscape, Processing, Krita e Godot de forma de garantir condições de acesso aos participantes. Todas as atividades serão realizadas de forma assíncrona utilizando o Google Meet e materiais como vídeos, exemplos, livros e documentos serão disponibilizados através da plataforma de comunicação chamada Discord. O acompanhamento é feito de maneira mais aproximada e guiada para maximizar a aprendizagem ao estimular os interesses particulares de cada participante. Feedbacks e correções serão dados individualmente enquanto os erros mais comuns serão comentados e os conteúdos reforçados em futuras etapas. A primeira oficina que elaboramos foi relativa à utilização do software Inkscape para vetorizar tipografias de logotipos famosos e elaborar novas peças. O planejamento consiste em aumentar o nível de complexidade conforme o processo for avançando até os participantes estarem aptos a produzir peças de design e/ou arte vetoriais.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.