A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ZOOTECNIA
Resumen
No primeiro e segundo semestre do curso de graduação em Zootecnia, os alunos ingressantes possuem algumas dificuldades, como: dúvidas acerca do ensino superior, ausência de contato com a prática do curso, além da falta de interação entre os alunos. Esses fatores contribuem para uma maior evasão entre os alunos do curso nos primeiros semestres. Através desse trabalho, objetivou-se promover uma roda de conversa permitindo a interação entre alunos de semestres iniciais e a aprendizagem em conjunto como método de incentivo a permanência no curso de Zootecnia, reduzindo assim, a evasão. Assim, durante o semestre 2022.1 a roda de conversa foi realizada presencialmente em uma sala do Departamento de Zootecnia, marcada por meio de um grupo criado no WhatsApp de acordo com a disponibilidade dos alunos do primeiro semestre do curso. Durante a roda de conversa foi realizada a apresentação dos alunos e das bolsistas, dinâmicas para promover a interação entre eles, além de tira-dúvidas acerca do curso de graduação. Além disso, por meio da roda de conversa foi discutido a respeito das principais dificuldades dos alunos nas disciplinas que contém matemática e química. Nesse sentido, a partir dessa atividade, foi desenvolvido a tutoria das disciplinas de maior dificuldade relatados pelos alunos, além das visitas aos setores do Departamento de Zootecnia. Pôde-se observar um maior interesse e motivação por parte dos alunos, onde a maioria destes presentes na roda de conversa, permaneceram no curso e ingressaram em algum setor, proporcionando um maior contato com a parte prática. Portanto, pode-se concluir que a promoção da roda de conversa com os alunos ingressantes é uma atividade que pode ser utilizada como método de incentivo à permanência no curso de Zootecnia, uma vez que, possibilita a interação entre os alunos e contribui para o maior conhecimento acerca do mesmo, reduzindo a evasão.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.