A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ZOOTECNIA

Autores/as

  • Francisca Nagila Matos Almeida
  • Bruna Vitória de Freitas Alves
  • Marta da Costa Sousa
  • Carla Renata Figueiredo Gadelha

Resumen

No primeiro e segundo semestre do curso de graduação em Zootecnia, os alunos ingressantes possuem algumas dificuldades, como: dúvidas acerca do ensino superior, ausência de contato com a prática do curso, além da falta de interação entre os alunos. Esses fatores contribuem para uma maior evasão entre os alunos do curso nos primeiros semestres. Através desse trabalho, objetivou-se promover uma roda de conversa permitindo a interação entre alunos de semestres iniciais e a aprendizagem em conjunto como método de incentivo a permanência no curso de Zootecnia, reduzindo assim, a evasão. Assim, durante o semestre 2022.1 a roda de conversa foi realizada presencialmente em uma sala do Departamento de Zootecnia, marcada por meio de um grupo criado no WhatsApp de acordo com a disponibilidade dos alunos do primeiro semestre do curso. Durante a roda de conversa foi realizada a apresentação dos alunos e das bolsistas, dinâmicas para promover a interação entre eles, além de tira-dúvidas acerca do curso de graduação. Além disso, por meio da roda de conversa foi discutido a respeito das principais dificuldades dos alunos nas disciplinas que contém matemática e química. Nesse sentido, a partir dessa atividade, foi desenvolvido a tutoria das disciplinas de maior dificuldade relatados pelos alunos, além das visitas aos setores do Departamento de Zootecnia. Pôde-se observar um maior interesse e motivação por parte dos alunos, onde a maioria destes presentes na roda de conversa, permaneceram no curso e ingressaram em algum setor, proporcionando um maior contato com a parte prática. Portanto, pode-se concluir que a promoção da roda de conversa com os alunos ingressantes é uma atividade que pode ser utilizada como método de incentivo à permanência no curso de Zootecnia, uma vez que, possibilita a interação entre os alunos e contribui para o maior conhecimento acerca do mesmo, reduzindo a evasão.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação