A TELEODONTOLOGIA COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO À DISTÂNCIA EM ESTOMATOLOGIA E CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
Resumo
O isolamento e a dificuldade de acesso aos sistemas de saúde durante a pandemia de COVID-19, trouxe em pauta a necessidade de aplicação de vertentes da telessaúde como forma de prover atendimento, prevenção e diagnóstico sem a necessidade de deslocamentos dos pacientes, principalmente aqueles em situações de maior vulnerabilidade. Além disso, houve um aumento da troca de dados entre profissionais para um melhor diagnóstico e acesso a segundas opiniões. Na odontologia, percebeu- se esse aumento entre as especialidades de estomatologia e cirurgia bucomaxilofacial. O presente trabalho objetiva relatar a sistemática adotada pelo projeto que tem como foco a teleodontologia como ferramenta de diagnóstico, componente do PAIP. Serão descritos casos clínicos encaminhados por cirurgiões-dentistas ao coordenador docente do Projeto e os seus desdobramentos clínicos, sendo avaliadas as informações trocadas entre cirurgiões bucomaxilo e estomatologistas que atuam na rede pública de saúde, observando quais os pontos de insegurança no diagnóstico e a eficácia dessa troca para uma melhor conduta. Para isso, reunimos em uma pasta dados e documentos que nos foram encaminhados através de aplicativos de mensagem desde maio de 2022 até o período atual, juntamente com as dúvidas e dificuldades, para posterior reunião com o grupo de profissionais que entrou em contato com finalidade de discutir melhor manejo para cada caso. Dentro de um período de 4 meses, foram reunidas 10 imagens, 2 vídeos e 3 arquivos de áudio com dúvidas de diagnóstico, de forma que ainda estamos colhendo e arquivando dados. Pode- se concluir que, atualmente, temos um aumento da necessidade do compartilhamento de dados dentro do meio profissional como forma de alcançar auxílio de outros especialistas no cuidado em saúde, de forma que uma análise da eficácia desse mecanismo tem se tornado necessária para um aprimoramento e organização de sua aplicação. Agradecimento à UFC pelo financiamento que permitiu esta pesquisa.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.