ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
O curso de sistemas e mídias digitais é interdisciplinar por natureza, portanto, é exigido dos alunos certos conhecimentos de áreas específicas que podem não estar totalmente dominadas pelos estudantes no momento de ingresso no curso, sendo os alunos do primeiro semestre os que mais são afetados por essa problemática. Assim, o projeto tem como objetivo atuar nesses déficits de habilidade dos alunos, interligando as disciplinas do primeiro semestre através de oficinas e atividades práticas onde os alunos possam desenvolver suas habilidades de forma prática, nivelando o nível técnico do curso para todos os estudantes. A plataforma usada para o desenvolvimento das atividades práticas e canal direto de interação com os alunos foi o discord, justamente por ser uma plataforma já conhecida e que os estudantes possuem o costume de usar até mesmo fora do ambiente universitário. Dessa forma, conseguimos driblar a restrição de deslocamento que alguns alunos possam vir a ter, deixando as oficinas ainda mais acessíveis. Há também uma grande vantagem na comunicação assíncrona, que é permitir que os alunos possam fazer suas atividades sem qualquer pressão, no conforto de suas casas e caso houver alguma dúvida ela será sanada imediatamente no discord. A intenção das oficinas é começar com conteúdos básicos e à medida que os alunos vão dominando os assuntos ministrados, o nível de complexidade vai crescendo e abrangendo cada vez mais disciplinas do primeiro semestre do curso.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.