ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO CURSO DE FARMÁCIA, EM TEMPO DE PANDEMIA, AO LONGO DO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO
Resumo
INTRODUÇÃO: O curso de Farmácia na Universidade Federal do Ceará é destaque em qualidade na área, porém é importante considerar que está ocorrendo uma grande evasão dos alunos do primeiro ano de graduação, principalmente devido a pandemia, no qual a falta de contato presencial com as atividades estudantis a favoreceram.OBJETIVOS Verificar as possíveis razões que levam o aluno do 1º ano do curso de Farmácia à evasão e aplicar estratégias que possam criar um espaço de acolhimento, auxiliando na integração à comunidade acadêmica. METODOLOGIA: Após aplicação dos formulários, foram obtidas informações sobre o perfil dos alunos do 1º ano de 2022 e realizados encontros tanto presenciais, quanto pelo meet. RESULTADOS: Foram entrevistados 60 alunos do 1º ano do curso de Farmácia sobre as dificuldade que enfrentadas e que podem levar a evasão do curso, destes 60% disseram que o conteúdo do curso é difícil. Dos alunos entrevistados 5% não se identificaram com o curso e pensaram em desistir. Conhecendo esses fatores, realizou-se os encontros para a ambientação dos novos alunos, realizados no espaço de sala do bloco didático de farmácia, no Laboratório de Pesquisas em Doenças de Chagas e em reuniões virtuais em datas variadas no período de abril/2022 a agosto/2022. Por fim, os alunos responderam a um novo formulário para avaliar se o espaço de acolhimento melhorou a dinâmica nesse curso, no qual todos afirmaram que sim. CONCLUSÃO: Com êxito, os discentes afirmaram que o espaço de acolhimento resultou em integração com o curso, reafirmando sua identidade. Eles relataram que o distanciamento entre o aluno e a Universidade foi reduzido, principalmente após a pandemia, no qual muitos não conheciam as oportunidades dela. Os encontros resultaram em aumento na motivação para a conclusão do curso, portanto, demonstrou-se essencial a realização desse projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.