ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE MARRÃS E PORCAS DO SETOR DE SUINOCULTURA
Resumo
Na suinocultura, o desempenho reprodutivo das fêmeas é crucial para o sucesso da produção, sendo assim alvo de constantes estudos. O presente trabalho tem como objetivo comparar os resultados do desempenho reprodutivo de porcas e marrãs do Setor de Suinocultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará. Os partos ocorreram durante o mês de abril do ano de 2022. Foram coletados os dados de 6 fêmeas, sendo 4 marrãs e 2 porcas de 2ª e 4ª ordens de parto. Durante o período, foi realizado o acompanhamento dos partos de todas as fêmeas, sendo os animais submetidos aos mesmos manejos. Foi realizada a pesagem dos leitões ao nascimento e aos 22 dias de vida, quando ocorreu o desmame. A média de leitões nascidos vivos das marrãs foi de 13,25 leitões e das porcas foi de 14,50 leitões, respectivamente. Ao nascimento, o peso médio do leitão e da leitegada das marrãs foi de 1,41 e 18,67 kg e para as porcas foi de 1,42 e 20,65 kg, respectivamente. Aos 22 dias de idade, o número de leitões desmamados das marrãs foi de 12,25 e das porcas foi de 12,54. No entanto a média de peso do leitão e da leitegada ao desmame das marrãs foi de 4,93 e 60,42 kg e das porcas foi de 4,37 e 54,80 kg, respectivamente. Conclui-se que em prolificidade as porcas apresentaram melhor desempenho em relação as marrãs, assim como também em peso da leitegada ao nascimento, porém ao desmame as leitegadas das marrãs apresentaram desempenho superior.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.