ANÁLISE DE ALCANCE DO QUADRO PAIPIANDO ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DO ENGENHARIA DE QUÊ? PODCAST

Autores

  • Giovana Rodrigues Teixeira
  • Marianne Cristina Rocha
  • Michele Pereira Cavalcante
  • Bárbara Alves Chagas
  • Kaliana Sitonio Eça
  • Kaliana Sitonio Eca

Resumo

O Podcast “Engenharia de Quê?” foi criado com o intuito de transmitir assuntos do universo da Engenharia de Alimentos em uma abordagem mais informal e direta. No quadro “PAIPiando”, onde uma vez no mês são entrevistados alunos ou ex-alunos do curso e colaboradores da universidade, conversas são desenvolvidas tratando sobre suas experiências dentro e fora do âmbito acadêmico. Este trabalho tem por objetivo analisar qual ferramenta digital consegue alcançar, mais efetivamente, o público alvo do projeto e assim incentivá-los a permanecer no curso. Foram analisados os 8 últimos episódios, lançados desde março de 2022, onde dos entrevistados, 4 eram discentes do curso, 3 eram egressos e 1 era colaborador do Departamento. Para as plataformas utilizadas (Spotify e YouTube) foram observadas as visualizações, e para a última, foram também avaliados o perfil de inscrição dos ouvintes e, para o penúltimo episódio, os shorts. Para ambas plataformas foi observado uma média de 25 visualizações, todavia a plataforma YouTube foi implementada muito depois do Spotify o que implica em menos ouvintes acompanhando o projeto por este meio. Os episódios com maior audiência foram aqueles nos quais os entrevistados são ex-alunos do curso e/ou colaboradores, o que mostra uma possível valorização por parte dos discentes, por experiências mais consolidadas. Também foi observado que 65% dos nossos ouvintes do YouTube não são inscritos e, por último, é válido ressaltar que os shorts se mostram como uma ferramenta com grande potencial para atingir os ouvintes, chegando a ter 316 visualizações por vídeo. Com isso, é possível concluir que o público alvo do podcast se sente mais estimulado nos quadros que relatam experiências de egressos e colaboradores que, quando transmitida pela plataforma YouTube tem potencial de alcance superior ao Spotify, visto a maior versatilidade da primeira. Todavia, o aperfeiçoamento na utilização destas ferramentas pode impulsionar o alcance do material produzido.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação