ANÁLISE DO APRENDIZADO DOS MONITORES E DOS BENEFÍCIOS DA MONITORIA DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL
Resumo
Introdução: O Programa de iniciação à docência da Universidade Federal do Ceará (PID-UFC) traz muitos benefícios para os alunos monitorados agregando um suporte extra à orientação discente que se soma ao oferecido pelos professores. É inegável que os pontos positivos atingem também os monitores que vivenciam essa experiência ajudando-os a aguçar, despertar ou fortalecer seu interesse na docência. Objetivo: Avaliar qual a percepção dos monitores da disciplina de Prótese Parcial Removível (PPR) sobre a experiência de aprendizado no PID-UFC. Metodologia: Para isso, o estudo foi realizado por meio da utilização de um formulário com 12 perguntas objetivas e subjetivas, através da ferramenta Google-Forms, aplicadas aos antigos e atuais monitores PID da disciplina PPR. A amostra contou com um total de 8 monitores que atuaram entre 2019 a 2022. Resultados: A totalidade (100%) considerou que a monitoria contribuiu com a oratória, o desenvolvimento de metodologias didáticas e estimulou-os a buscar novos conhecimentos. Uma maioria (75%) considerou como regular o grau de conhecimentos antes da monitoria, os outros 25% consideraram como bom. Com relação ao conhecimento após a experiência como monitor, 62,5% consideraram ter sido bom enquanto 37,5% julgaram que foi alto. Todavia, entenderam que um maior contato com os alunos e maior participação da monitoria nas atividades clínicas devem ser melhorados. Neste contexto, pode-se justificar as limitações impostas pela pandemia e o choque de horário das disciplinas realizadas pelos monitores. Conclusão: Portanto, a monitoria de PPR evidenciou ter grandes benefícios também para os monitores, atuando de forma positiva e essencial no seu acúmulo de conhecimentos sobre a temática.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.