ANÁLISE DO IMPACTO DAS APRESENTAÇÕES DO CICLO "PARA QUE SERVE..." NOS DISCENTES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Resumo
Será abordado neste trabalho, realizado por bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), o impacto do Ciclo de Palestras "PARA QUE SERVE...", iniciado em 2022 na disciplina de "Introdução à Engenharia", no desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes de Engenharia Elétrica. Este ciclo de palestras "Para que serve...", coordenado pelo professor Arthur Plínio de Souza Braga, apresenta a origem, aplicação e impacto das disciplinas do ciclo básico na formação e atuação dos futuros Engenheiros. Como exemplo, a palestra "Para que serve... Cálculo" explica a origem e desenvolvimento dessa ferramenta matemática tão importante, contextualizando sua aplicação atual nas diversas áreas de Engenharia. De forma semelhante, disciplinas com Física, Programação, Química, Estatística, e Álgebra também são tratadas no ciclo de palestras. O projeto "Para que Serve..." teve colaboração dos bolsistas PAIP na realização de pesquisas, confecção de slides, e questões desafios. Para analisar o impacto desta iniciativa na rotina de estudo dos discentes, e a percepção dos mesmos sobre a estruturação da grade do curso, um questionário foi elaborado para mensurar o efeito das palestras. Visando facilitar a compilação de dados, os questionamentos foram elaborados no formato de uma gradação (de 0 a 5) que busca levantar quantitativamente os resultados do "Para que serve..." no processo de aprendizagem.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.