ANALISE QUANTITATIVA DOS EFEITOS DA PROCRASTINACAO COMO UM PROBLEMA SOCIAL DO SECULO XXI NO AMBITO ACADEMICO
Resumo
Procrastinar é um verbo definido pelo dicionário Aurélio como “transferir para outro dia, adiar, delongar”. Existem diversos fatores que podem favorecer a ação de adiar, dentre eles é possível citar o volume exacerbado de atribuições assumidas, gerando sobrecarga física e mental. Devido a isso, o sobrecarregamento provoca sintomas que vão desde o não cumprimento de algumas atividades do semestre até o desinteresse por novos assuntos. A Universidade Federal do Ceará oferta uma disciplina intitulada Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais onde os alunos e professores interagem por meio de fóruns de discussão. Observou-se que as interações eram intensificadas ao chegar próximo do último dia de entrega das atividades. Dessa forma, buscou-se analisar e identificar quais características da disciplina poderiam contribuir para estimular o hábito da procrastinação e consequentemente, o processo de envio das atividades fora do prazo. Sendo assim, analisou-se junto aos alunos da turma 5 do semestre 2022.1, o comportamento procrastinador por parte de alguns. A pesquisa foi realizada com base nos dados de frequência, assiduidade e postagens na plataforma SOLAR, a fim de coletar informações sobre os sintomas que levam a tal hábito. Com a composição dos dados, acredita-se que haja uma possível conexão entre alunos que possuem pelo menos um dos indícios de procrastinação e alunos que estendem a entrega das tarefas ao tempo limite. Ressalta-se também, que a estruturação da cadeira, feita de forma totalmente assíncrona, gera uma maior tendência à prorrogação dos afazeres dentro da disciplina. Ainda, o mau gerenciamento do tempo, o crescimento de diagnósticos de ansiedade e a falta de hábito de leitura são elementos que podem impactar diretamente no hábito do discente. Agradecemos o apoio concedido pela Pró-Reitoria de Graduação para a obtenção dos resultados.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.