APLICABILIDADE DA BIBLIOTERAPIA COM ESTUDANTES DA UFC

Autores

  • Rebeca Luna Cavalcanti
  • Laura Tabata Xavier Pimentel
  • Gabriela Belmont de Farias
  • Virginia Bentes Pinto

Resumo

A entrada ao ambiente acadêmico impacta na vida de estudantes, trazendo dificuldades de adaptação e pode, inclusive, contribuir para a desmotivação de continuar o curso. Assim, surgiu o “Projeto Biblioterapia no acolhimento de estudantes pertencentes às comunidades vulneráveis: indígenas, LGBTQIA+ e negros”, integrado por docentes e discentes do curso de Biblioteconomia. A Biblioterapia consiste numa atividade que utiliza a leitura de textos verbais ou não verbais para ajudar a reduzir os conflitos interiores. Objetivo: analisar a contribuição das práticas biblioterapêuticas para a liberação das catarses enfrentadas pelos sujeitos participantes. Metodologia: inicialmente, recepção acolhedora, do grupo a fim de expor o conceito de Biblioterapia e a dinâmica dos próximos encontros. As reuniões se constituíram em momentos de acolhimento com música ambiente, proporcionando-lhes atividades de relaxamento e “escuta sensível” sobre as adversidades enfrentadas pelos estudantes com relação ao seu estado emocional, referente ao seu cotidiano. Em seguida, foram apresentados textos abordando: escolhas, vida, estado de espírito, amor, individualidade, preconceito, respeito, solidariedade e identidade. Após a leitura, convidou-se os participantes a verbalizar suas impressões acerca do que foi tratado e como se sentiram, além de expressarem seus sentimentos por meio da escrita e/ou desenhos. A quantidade de participantes, nos oito encontros, variou de 1 a 4 pessoas, sendo 2 assíduas. Ao decorrer do tempo, percebeu-se certa melhora no comportamento dos integrantes: vínculo de confiança e fortalecimento gradual, liberação de suas catarses interiores, interesse pelos temas propostos o que contribuiu para o seu envolvimento voluntário e o desejo de continuidade do projeto. Conclui-se que essas ações trouxeram resultados positivos, haja vista que aqueles participantes, antes introspectivos, passaram a se expressar com maior segurança sobre sua condição de vida.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Luna Cavalcanti, R., Tabata Xavier Pimentel, L., Belmont de Farias, G., & Bentes Pinto, V. (2022). APLICABILIDADE DA BIBLIOTERAPIA COM ESTUDANTES DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1493. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86253

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação