APLICANDO TESTES FUNCIONAIS NO JOGO UFCODE
Resumo
O UFCode é um jogo estilo RPG de programação em Python que tem como finalidade ajudar os alunos nas disciplinas introdutórias de programação de uma forma divertida, ao mesmo tempo que estimula o raciocínio lógico. Com o objetivo de certificar a qualidade do jogo foram realizados testes funcionais no UFCode. Esses testes são conhecidos como testes de caixa preta, pois são especificados sem o conhecimento das operações internas do código. O teste funcional tem como propósito a identificação de bugs e a validação de requisitos. No UFCode foram realizados testes funcionais para as seguintes funcionalidades: seleção de problemas, movimentação do personagem, colisão com problemas e submissão de código. Inicialmente, os alunos envolvidos no projeto definiram os dados de entrada, o roteiro de teste e as saídas esperadas. Os testes foram executados de forma manual e exploratória com o intuito de verificar se o retorno do Jogo coincidia com a saída esperada. Quando um bug era encontrado, era feita a documentação do problema em uma página de issues do GitHub especificando os seguintes campos: título do bug, precondições, passos de execução do teste para a reprodução do bug, resultados obtidos e resultados esperados. Em paralelo, o jogo foi disponibilizado para duas turmas da UFC para que os alunos pudessem utilizá-lo de forma exploratória reportando bugs e propondo melhorias. Dessa forma, durante a execução desses testes funcionais foram encontrados vários bugs, por exemplo, descrição do problema incompleta impossibilitando a sua leitura; os personagens do jogo apresentavam problemas diferentes a cada interação; veredito incorreto do problema: o usuário escrevia um código apenas com a saída final esperada e o Jogo considerava como correto. Com base nos resultados dos testes funcionais, todos os bugs encontrados e as melhorias propostas foram reportados para os desenvolvedores que, no momento, estão trabalhando em uma nova versão do jogo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.