APRENDER A LER POR MEIO DE TEXTOS COTIDIANOS
Resumo
Com o advento da internet e o uso cada vez mais comum dos computadores, o texto, que até então só se via escrito, ganhou novas formas com que é exibido para seus leitores. Tal tecnologia possibilitou que os textos ganhassem uma nova faceta que amplia os horizontes do texto escrito, surgindo então os chamados hipertextos. Com o surgimento do hipertexto, a escrita vive um momento de transformação, não sendo restrito apenas às representações tipográficas. A leitura do texto tipográfico possibilitava apenas o seguimento de uma única ordem, com uma linearidade definida pelo próprio texto, enquanto a rede de informações proporcionada nos hipertextos permite que o leitor siga a sua própria ordem de leitura, interaja com o texto e chegue a diferentes conclusões. Cada tipo de manifestação da língua escrita pressupõe um diferente letramento, visto que as práticas sociais de leitura e escrita de uma sociedade que não viveu a revolução tecnológica dos últimos 50 anos eram diferentes das práticas sociais da sociedade que hoje vive. A organização, interação e usos da escrita manifestada em tipografias, por exemplo, definem uma cultura de letramento diferente da cultura de letramento cibernético, em que um ambiente virtual possibilita a interação com o texto digital e é preciso, primeiro, que o leitor conheça as ferramentas digitais e saiba como usá-las, o que por sua vez permitirá uma gama ainda maior de possibilidades. Sabendo que cada prática social de leitura e escrita de uma sociedade historicamente situada pressupõe um diferente letramento, surge, nos dias atuais, a necessidade de incorporar e se apropriar não somente as práticas em que o indivíduo está inserido e habituado, mas também as práticas de outros indivíduos e culturas de letramentos diferentes, com o intuito de atender às demandas que o mundo moderno impõe.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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