AS CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS AOS ESTUDANTES RECÉM-CHEGADOS AO CURSO DE LETRAS DA UFC, ATRAVÉS DO PROJETO “LER E ESCREVER COM OS CLÁSSICOS DA LITERATURA”

Autores

  • Lucas da Silva Oliveira
  • Orlando Luiz de Araujo

Resumo

Com a demanda da chegada dos novos estudantes do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Ceará, o projeto “Ler e Escrever com os Clássicos da Literatura”, vinculado ao Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência, sob orientação do professor Orlando Luiz de Araújo, do Departamento de Letras Estrangeiras, e conduzido pelo bolsista Lucas da Silva Oliveira, realizou suas atividades no ano letivo de 2022 contemplando a leitura dos clássicos nacionais e estrangeiros, tendo como base, a leitura imanente e a integração literária das obras e dos autores prestigiados. No primeiro semestre letivo, em formato presencial e submetendo-se às necessidades apresentadas pelos alunos, o projeto teve leituras diversificadas, entre elas: Ítalo Calvino, Clarice Lispector, George Orwell, Guimarães Rosa, Shakespeare. Efetivamente, as contribuições para ampliação do horizonte literário dos alunos recém-chegados foram atestadas na concorrência com as disciplinas de base propedêutica do curso de Letras, uma vez que, rente ao campo da Teoria da Literatura, as indagações e a apreensão dos conceitos teóricos foram esclarecidas durante as discussões propostas. A partir do segundo semestre, o projeto ofertou à comunidade acadêmica, o curso “O Conto em Lygia Fagundes Telles: ficção e experiência”, objetivando a análise dos contos da escritora brasileira, com destaque nos aspectos da composição da narrativa e da dimensão criadora dos textos selecionados, mas sem esquecer daquilo que se revela na leitura das composições literárias. Outro aspecto essencial dessa abordagem é dada na contemplação das diversas temáticas manifestadas no texto literário contemporâneo, suas renovações e experimentações estéticas, abrindo caminhos para um entendimento mais amplo e dinâmico da Literatura. Avalia-se, portanto, de modo positivo, a concretização das atividades realizadas, de modo que a recepção e aplicação do projeto contribuiu vivamente para formação do estudante-leitor.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Oliveira, L. da S., & Luiz de Araujo, O. (2022). AS CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS AOS ESTUDANTES RECÉM-CHEGADOS AO CURSO DE LETRAS DA UFC, ATRAVÉS DO PROJETO “LER E ESCREVER COM OS CLÁSSICOS DA LITERATURA”. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1501. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86261

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação