AVALIAÇÃO DA LEITURA DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS MEDIDA POR MEIO DE LEITURA DE LISTA DE PALAVRAS E MEDIDAS DA QUALIDADE LEXICAL

Autores

  • Caio Falcao Pereira
  • Katerina Lukasova
  • Isabel Almeida Bender Verrone
  • Maria Cristina Micelli Fonseca

Resumo

É por meio da leitura que somos introduzidos e integrados à sociedade. A alfabetização e o letramento competentes, seguida pela experiência em leitura através da interação com os diversos tipos de textos de forma eficiente, nos traz não só benefícios sociais mas também cognitivos, por exemplo, maior velocidade no ato de ler. Contudo, quando a alfabetização e o letramento são ineficientes, o resultado pode originar obstáculos para o desempenho profissional e acadêmico. Segundo o INAF, dos estudantes que saem do Ensino Médio (EM) 12% possuem nível rudimentar de alfabetismo, 42% se encontram no nível elementar, 33% no intermediário e apenas 12% com a proficiência de leitura atingida. Dessa forma, a presente pesquisa busca medir a proficiência de leitura dos alunos da UFC e UFABC, atendendo aos parâmetros da Hipótese da Qualidade Lexical de Charles Perfetti (2002, 2017). O intuito do projeto é avaliar e analisar a habilidade de leitura dos alunos ingressantes e egressantes das duas universidades, localizadas respectivamente no Nordeste e Sudeste brasileiro, através de tarefas de reconhecimento ortográfico, vocabular, semântico e interpretação de texto. A análise da qualidade de leitura dos ingressantes visa avaliar a proficiência de leitura com que saem do EM, e se as demandas de leitura durante os cursos universitários favorecem a elevação do nível de alfabetismo.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação