AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM DISCENTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E O PAPEL DA PANDEMIA COMO AGRAVANTE

Autores

  • Mateus Holanda Cardoso Maciel
  • Thiago Victor Albuquerque de Freitas
  • Romulo do Nascimento Rodrigues

Resumo

A pandemia que ocorreu no ano de 2020 é um evento que ficará marcado na história, a partir dela foi gerada novos fatores estressores, além da necessidade de adaptação de todos os setores da sociedade para o chamado distanciamento social, principalmente o meio acadêmico, através da realização do ensino remoto. Com base nisso, o seguinte trabalho teve como objetivo avaliar os níveis de estresse, pós ensino remoto, dos estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal do Ceará e analisar se o período de pandemia teve influência no aumento de estresse. Tratando-se de um estudo de caso foi utilizado um formulário online com perguntas objetivas e um total de 3 sessões: sociodemográfica, acadêmica e a Escala de Estresse Percebido. Foi possível constatar que o curso apresenta um estresse médio e que o período de ensino remoto e pandemia tiveram e ainda têm grande influência no nível de estresse dos alunos, evidenciado pela grande discrepância de algumas variáveis em relação a outros estudos e pela grande influência que as alternativas, boas relações familiares e pensamento em sair do curso durante o ensino remoto, apresentaram. Com base nisso, é notório a necessidade de novos estudos de avaliação de estresse nas engenharias, visto que este tema é escasso e pouco abordado nessa área, dificultando comparações de casos antes e depois, ademais, fica o convite à universidade a divulgação e utilização dos meios de assistência psicológica já existentes, tanto para discentes quanto para docentes.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Holanda Cardoso Maciel, M., Victor Albuquerque de Freitas, T., & Rodrigues, R. do N. (2022). AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM DISCENTES DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E O PAPEL DA PANDEMIA COMO AGRAVANTE. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1510. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86270

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação