AÇÕES DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: ACOLHIMENTO NO RETORNO AO PRESENCIAL PÓS-PANDEMIA
Resumo
Durante o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19 o modelo de ensino remoto emergencial foi importante para a continuidade das atividades acadêmicas de modo seguro, no entanto, os impactos desse período ressurgem no retorno ao presencial. Diante disso, o Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) que tem o compromisso de reduzir a evasão de alunos da graduação se apresenta como instrumento essencial para o enfrentamento da evasão dos discentes no retorno ao presencial. O núcleo de Ensino do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES), dispões de atividades voltadas para construção crítica e atualização do conhecimento, entretanto, no retorno ao presencial o núcleo de Ensino também realizou ações com o objetivo de acolher e incentivar a permanência na universidade. Foram realizadas três ações ao longo dos semestres 2022.1 e 2022.2, duas delas em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) com o propósito de compartilhar vivências do retorno à universidade entre alunos veteranos, recém chegados e alunos migrantes de outras cidades ou Estados do Brasil, além disso, terceira ação PAIP se configurou como um evento com foco nos semestres iniciais visando aproximar os recém chegados à universidade das diversas possibilidades de atuação do profissional psicólogo. O resultado dessas ações se deu na construção das relações entre os graduandos recém chegados e veteranos, assim como a troca de experiências - similares e únicas - entre alunos migrantes, ademais, notou-se a atribuição de sentido às vivências e mudanças que a entrada à universidade acarreta. Nesse sentido, percebe-se a importância do acolhimento e criação de vínculo entre os graduandos como instrumento para reduzir a evasão dos discentes, principalmente em semestre iniciais, uma vez que essas relações são capazes de dar sentido ao início da jornada acadêmica.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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