BONS JARDINS DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA: TRABALHANDO O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DA FORMAÇÃO CIDADÃ A PARTIR DA ESCOLA BÁSICA
Resumo
Segundo levantamento da GloboNews, de janeiro de 2022 até junho do mesmo ano foram registradas 545 denúncias de intolerância religiosa no Brasil pelo Disque 100. Pode-se inferir com esses dados que nos primeiros seis meses do ano de 2022, o Brasil registrou três queixas de intolerância religiosa por dia. Esses números são ainda mais alarmantes quando é lembrado que há vítimas de violência religiosa que não denunciam, ou seja, os casos são ainda mais expressivos que os registrados. Sendo assim, levando em conta esse paradigma de violência, é de suma importância a articulação de atividades de caráter educativo, social, cultural e científico que coloquem em evidência o debate sobre a tolerância religiosa aliado ao ensino de geografia. Dessa forma, o projeto BONS JARDINS DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica tem como principal objetivo trabalhar o diálogo sobre religião nas escolas de ensino básico, como estratégia para a conscientização e formação cidadã. Além disso, o projeto também tem como foco a promoção do debate no meio universitário, beneficiando também gestores, docentes, discentes e a comunidade geral. No meio universitário, foram desenvolvidos com os alunos do 1º e 2º semestre do curso de Geografia, através de grupos de estudo e pesquisas bibliográficas, pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática da tolerância religiosa. No ensino básico, ocorreram intervenções na Escola Municipal Francisco Domingos da Silva, assim como a formatação de materiais referentes ao tema.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Rodrigues, L. de S., Batista Moreira, D., Albuquerque Azevedo, L., & Dennys Monteiro de Oliveira, C. (2022). BONS JARDINS DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA: TRABALHANDO O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DA FORMAÇÃO CIDADÃ A PARTIR DA ESCOLA BÁSICA. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1516. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86276
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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