DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE AMORTECIMENTO MAGNÉTICO DE BAIXO CUSTO PARA AUXÍLIO NO ENSINO DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS

Autores

  • JoÃo Paulo Correia Barbosa
  • João Gonçalves Lima Neto
  • Bárbara Maria Alvez de Sousa
  • Thiago Victor Albuquerque de Freitas
  • Roberto de Araujo Bezerra

Resumo

Os alunos de Engenharia Mecânica, ao longo de todo o curso, deparam-se com situações nas quais são submetidos ao estudo de fenômenos vibratórios de componentes mecânicos, e que influenciam diretamente no desenvolvimento de projetos. No entanto, nota-se a dificuldade dos estudantes em aplicação prática dessa área do conhecimento, uma vez que sistemas de amortecimento, bem como sua instrumentação, apresentam dificuldade de obtenção e utilização. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um sistema de amortecimento magnético de baixo custo que proporcione a construção de um sistema simples e didático, além de desenvolver a capacidade do Estudante em caracterizar tais sistemas através de instrumentação, comparando-o com projetos amplamente utilizados na indústria. Com base nisso, projeto foi realizado a partir imãs de discos rígidos inutilizáveis, além de sistema de aquisição de dados composto pelo Acelerômetro uniaxial Brüel&Kjaer 4383 e Condicionador de Sinais de mesmo fabricante, além do Osciloscópio Tektronix TDS 1002 para envio de dados para o software MATLAB. Os ensaios foram realizados nas dependências do Laboratório de Vibrações da UFC (LabVib), o qual forneceu todos os materiais necessários. A partir do exposto, obteve-se os sinais de oscilação do corpo de prova com e sem a utilização do amortecedor, sendo possível a caracterização do sistema, posterior processamento de dados e aplicação futura no ambiente de sala de aula, em disciplinas de “Vibrações” e “Dinâmica das Máquinas”, ofertados pelo Departamento de Engenharia Mecânica. Além disso, será desenvolvido modelos físicos e matemáticos para comparação entre tais abordagens, otimizando o estudo de sistemas vibratórios.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação