DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido durante atuação na Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir do contato com as propostas de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), haja vista a necessidade de atualização com a inserção de ações de extensão como componente curricular obrigatório, dentre outras demandas. Nesse sentido, o presente resumo tem o objetivo de apresentar uma caracterização a respeito da curricularização da extensão, o qual será alcançado mediante análise dos seguintes documentos orientadores: Resolução nº 7/2018, a nível nacional, que regimenta a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei nº 13.005/2014, de assegurar, no mínimo, 10% da carga horária total curricular em extensão; e Resolução nº 28/CEPE de 2017, a nível dos cursos de graduação da UFC. Em síntese, resulta que as ações de extensão formam um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, numa relação mutuamente transformadora entre universidade e sociedade, conforme as modalidades programa, projeto, curso de extensão, evento de extensão e prestação de serviço. Acresce que os cursos de graduação devem registrar proposta, desenvolvimento e conclusão de suas ações extensionistas, apresentar detalhamento no PPC, além de manter constante autoavaliação, para contínuo aperfeiçoamento. Em específico aos cursos da UFC, poderão destinar até 15% da carga horária total à extensão, de modo a optar pela forma de distribuição em Unidade Curricular Especial de Extensão, parte de componentes curriculares ou combinação de ambos. Conclui-se que o processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação da UFC representa o compromisso de expandir os conhecimentos oriundos do ensino e da pesquisa para além dos muros da universidade, corroborando, assim, com a formação humana dos acadêmicos, num exercício de cidadania e participação ativa e crítica.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Santos da Costa AraÚjo, M., & Moura Garcia Oliveira, V. (2022). DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1529. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86291
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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