ENGAJAMENTO ACADÊMICO: AÇÕES DO PAIP VOLTADAS PARA PROMOVER O ACOLHIMENTO E A PERMANÊNCIA DOS(AS) ESTUDANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC
Resumen
O projeto “Acolhimento e permanência de estudantes de Pedagogia da UFC” tem como objetivo inserir a comunidade estudantil em atividades previamente organizadas que contribua com a sua permanência e pertencimento ao espaço universitário. Por meio da execução de práticas de acolhimento e acompanhamento, o projeto visa contribuir para a redução do abandono dos estudantes pertencentes ao curso de Pedagogia Diurno, uma vez que, a taxa de evasão neste curso chega na casa dos 48,9%, percentual preocupante, considerando a média nacional, que oscila em torno de 20%. Sabe-se que são diversas e complexas as razões que ocasionam essa realidade, principalmente após passarmos por uma pandemia, por isso, para desenvolvimento do projeto, a coordenação do curso de Pedagogia Diurno vem conduzindo diversas ações na tentativa de promover o acolhimento e a permanência dos(as) estudantes sejam eles ingressantes ou veteranos. Algumas dessas ações são; disponibilização de disciplinas de férias; levantamento detalhado de dados; elaboração de um PPC atualizado que considere o perfil atual do estudante e voltado para o enfrentamento da evasão; projeto de Tutoria Docente aos Ingressantes; semana de acolhimento; projeto cuidando da vida; semana da Pedagogia, entre outros. O conhecimento desses dados se faz importante, pois, assim, o programa consegue articular-se usando principalmente de políticas de comunicação e divulgação das ações do curso de uma forma mais ágil, direta, eficiente e atrativa junto aos estudantes. O importante é que eles possam dar continuidade aos estudos com apoio para enfrentar os obstáculos, e tendo as condições institucionais necessárias à conclusão do curso escolhido.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Flavia Mendes Lopes, A., & Maurilene do Carmo, F. (2022). ENGAJAMENTO ACADÊMICO: AÇÕES DO PAIP VOLTADAS PARA PROMOVER O ACOLHIMENTO E A PERMANÊNCIA DOS(AS) ESTUDANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1531. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86293
Número
Sección
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.