ESTUDOS E PRÁTICAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
Resumo
Sendo o campus da UFC em Itapajé relativamente jovem, há a necessidade de se atentar às possíveis limitações que os alunos possam vir a ter em relação à permanência na universidade. O projeto Estudos e Práticas, vinculado ao Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), é um projeto voltado para auxiliar os discentes em possíveis limitações que afetam a permanência e conclusão dos cursos com sucesso. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento dos bolsistas e dos demais discentes promovendo atividades que incentivem os estudantes a interagirem uns com os outros e engajarem de forma ativa nas atividades da universidade. Além disso, levando em consideração que nem todos os alunos possuem computadores pessoais, faz-se necessário que existam momentos em que esses alunos possam ter acesso supervisionado aos laboratórios em horários extra aula. Assim, para que pudesse ser realizado, os alunos bolsistas (03) foram escalados em horários, no contraturno, para supervisionar, incentivar e apoiar atividades laboratoriais não apenas do projeto Estudos e Práticas, mas também outros projetos como o projeto de monitoria de programação. Em parceria com os monitores, durante os horários de laboratório, os alunos bolsistas ajudam os demais alunos com atividades, listas de exercícios e quando necessário auxiliam professores nas aulas práticas relacionados às matérias de programação. Como resultado, uma considerável quantidade de alunos utilizou os laboratórios para práticas no contraturno, puderam contar com o auxílio dos alunos bolsistas para tirar dúvidas e aproveitar ao máximo os recursos oferecidos pelo campus. Logo torna-se visível a importância de momentos de interação entres os alunos para a troca de experiências, sendo importante para o aprendizado tanto dos bolsistas, em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico, quanto para os demais discentes que recebem o apoio e auxílios nas dificuldades que surgem durante o percurso acadêmico.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.