EVASÃO ACADÊMICA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: UM ESTUDO DAS EVIDÊNCIAS E FATORES CAUSADORES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar a Evasão Acadêmica no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará, sob o olhar dos alunos evadidos no período da pandemia (2020 e 2021). O apoio teórico para construção e alcance deste objetivo foi delimitado com base nos estudos da Comissão Especial de Estudos sobre Evasão (CESPE); os modelos teóricos de integração do estudante de Tinto; do Envolvimento de Austin; o modelo Integrado de Berger e Milem. Esses modelos determinam os motivos internos e externos às instituições de ensino superior (IES), que levam os alunos a evadir, seja de seus cursos ou das instituições, sendo uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a construção dos dados será feito um levantamento dos alunos evadidos do curso e utilizado um formulário com perguntas semiestruturadas sobre as justificativas da evasão. O questionário será disponibilizado para os estudantes evadidos, levando em consideração os motivos externos e internos à instituição. Após os levantamentos dos dados, será possível apontar os principais motivos dos alunos evadidos e de que maneira a faculdade e seus estudantes são afetados. Desse modo, torna-se possível concluirmos os estudos acerca da evasão na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, analisando as consequências das evasões no contexto institucional e individual sob o olhar dos evadidos, propondo melhorias para a redução dos números de evadidos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.