IMPACTO DO QUADRO PAIPIANDO, DO PODCAST ENGENHARIA DE QUÊ, SOBRE O INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE DISCENTES DA ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Abstract
Muitos alunos ao ingressarem em um curso de graduação não reconhecem as possibilidades que seu futuro mercado de trabalho engloba, bem como o que é necessário para concluir este caminho. Com base na necessidade de medidas básicas e viáveis em curto prazo, foi criado o quadro PAIPiando do Podcast Engenharia de Quê que conta com a produção de episódios de linguagem de menor formalidade, assemelhando-se a uma conversa do cotidiano, publicados uma vez por mês direcionados a assuntos estudantis de forma abrangente, como rotina, experiências e expectativas para o curso de Engenharia de Alimentos. O objetivo do presente estudo foi analisar a influência do quadro PAIPiando em relação ao incentivo à permanência do discentes do curso, verificando seu possível impacto em relação às tomadas de decisões ao longo do curso. Adotou-se como metodologia de análise a disponibilização de questionário on-line com cinco perguntas de múltipla escolha direcionadas ao tema em abordagem, sendo quatro interligadas com o mesmo e uma direcionada à quantificação de alunos discentes ou egressos participantes na pesquisa. Do total de respostas obtidas, 61,5% afirmaram que tiveram resultado positivo do podcast quanto ao impacto na aprendizagem. 92,3% alegaram que o quadro PAIPiando auxilia tanto em assuntos estudantis de forma geral quanto no estudo da matriz curricular. Isto possivelmente reflete nos 92,3% que acreditam que o podcast pode influenciar na redução da evasão universitária, visto que tem como foco expor, através de experiências de colegas, dificuldades, desafios e positivos da experiência universitária. De acordo com os resultados coletados, percebe-se influência positiva em relação aos alunos discentes, comprovando seu potencial como instrumento de incentivo a permanência o que pode refletir na redução da taxa de evasão dos discentes da Engenharia de Alimentos.Downloads
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.