IMPACTOS NA INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA POR MEIO DE MENTORIAS EM ORATÓRIA E ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO DO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS
Resumo
Após dois ano complexos, onde muitos estudantes abandonaram as salas de aula e diversos fatores influenciaram a queda no rendimento de outros alunos, é preciso desenvolver métodos para gerar coesão entre os universitários, com o fito de combater a evasão escolar por meio de laço que vão muito além de um networking meramente acadêmico. Com base nessa conjuntura, o projeto Mentoria em Oratória e Argumentação vem traçando seu plano de ação, buscando gerar integração entre estudantes da Universidade Federal do Ceará de diversas áreas, aprimorando suas habilidades retóricas, bem como formando uma rede de apoio. As atividades desenvolvidas pelo projeto envolvem desde a ministração de aulas teóricas sobre diversos temas ligados à oratória e argumentação, como segurança no discurso, storytelling, dentre outros, até exercícios práticos de debates e publick speaking (discursos públicos sobre temas improvisados). A partir destas demandas, os alunos envolvidos na mentoria desenvolvem habilidades que constroem uma maior segurança profissional e acadêmica, uma vez que a boa fala pública influencia diretamente a confiabilidade transmitida enquanto futuros profissionais, bem como a prática constante argumentativa colabora com a segurança que os estudantes adquirem ao arguir suas opiniões e propósitos, seja em sala de aula ou no mercado de trabalho. Com encontros voltados para o público universitário, que ocorrem, primordialmente, nos ambientes disponibilizados pela Universidade Federal do Ceará, a Mentoria em Oratória e Argumentação tem demonstrado resultados positivos no sentido acadêmico e interpessoal, contribuindo para a formação de estudantes de diversos cursos, como Direito, Engenharia de Telecomunicações, Letras, dentre outros.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.