NENHUM POTENCIAL PODE SER DESPERDIÇADO: ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA UFC

Autores

  • Carina Araujo Dias
  • Tania Vicente Viana

Resumo

As pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) integram o público-alvo da Educação Especial, junto às pessoas com deficiência (PcD) e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Efetuado no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), o projeto objetiva, de modo geral, evitar evasão do alunado com AH/SD na UFC. Especificamente, visa realizar: Grupos de Estudos sobre a temática e Cursos de formação destinados a docentes, discentes e agentes de acessibilidade. Com esse propósito, foi criado um Grupo de Estudos, em 2022.2, de forma remota e quinzenal, pelo Meet, com prioridade para alunos de graduação pertencentes ao público-alvo da Educação Especial. Pela primeira vez, o grupo foi ofertado para outras universidades do estado do Ceará, como a Universidade Estadual do Ceará (UECE); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Além disso, foram inscritos trabalhos a serem apresentados e publicados no X Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) e no 2° Congresso Nacional de Saúde Mental e Educação, ambos no mês de novembro, na modalidade on-line. Proferimos uma conferência presencial, em 23 de agosto, no IFCE - Maranguape, intitulada “Avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência: acessibilidade e superação de barreiras”, para 150 pessoas. Em 8 de setembro, foi realizada uma conferência remota denominada “Avaliação acessível: adaptar é facilitar?”, promovida pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, com 20 partícipes. Em ambas, ressaltou-se que a avaliação do aluno com AH/SD apresenta particularidades. Constatamos que o projeto estimulou a interação entre graduandos dos 3 segmentos da Educação Especial, promovendo vínculos afetivos e institucionais. Realizamos formação em modalidade presencial e remota. O projeto se amplia, pois nenhum potencial pode ser desperdiçado.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Araujo Dias, C., & Vicente Viana, T. (2022). NENHUM POTENCIAL PODE SER DESPERDIÇADO: ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1561. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86323

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação