O ENFRENTAMENTO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR-ES: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS DA UFC DE CRATEÚS, APLICADO SOBRE OS MÚLTIPLOS FATORES ADVINDOS DE UM PERÍODO PÓS-PANDÊMICO

Autores

  • Kelviane Marques Barros
  • Luisa Gardenia Alves Tome Farias

Resumo

O estudo diagnóstico da evasão de estudantes das instituições de ensino superior-IES é uma variável de interesse internacional, apresentando-se como uma preocupação social e econômica focada na democratização do ensino para estudantes de graduação. Com foco na análise e interpretação de dados, cedidos pelos próprios alunos da universidade, o estudo prever qual comportamento e situação propiciam a evasão de um curso superior. Assim, sucedeu-se uma investigação para estudar os fatores sociopsicológicos que ocasionaram e/ou poderão ocasionar a evasão no ensino superior em estudantes advindos do período pós-pandêmico. Este estudo teve seus embasamentos focados em dois critérios fundamentados por aplicação de questionários, são eles: a investigação para verificar qual fator atuando na evasão desses alunos e quais as medidas que esta IES está planejando para diminuir os números de insucesso em cursos de graduação. Entre os fatores estudados, os que merecem destaque são: o fator estressante atrelado à conciliação de uma vida autônoma aos novos conhecimentos formais e informais, a extenuação da quebra do vínculo familiar, o desenvolvimento de transtornos mentais pós-ingresso na universidade, a dificuldade de entendimento de assuntos tecnológicos com elevado grau de complexidade, os desafios financeiros enfrentados pela família para custear as despesas do estudante, a relação entre a vida acadêmica e o período pandêmica e as consequências do mesmo. Os dados foram coletados no campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, reunindo uma amostra de 551 indivíduos. A pesquisa foi realizada utilizando o método quali-quantitativo e a interpretação fatorial dos fatores que influenciam e condicionam a permanência desses discentes foi revisada no software Statistical Packages for the Social Sciences. Assim, infere-se que alguns fatores não tiveram tanta influência sobre o fator evasão, como ter sofrido discriminação ou quebra de expectativas com a universidade.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Marques Barros, K., & Gardenia Alves Tome Farias, L. (2022). O ENFRENTAMENTO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR-ES: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS DA UFC DE CRATEÚS, APLICADO SOBRE OS MÚLTIPLOS FATORES ADVINDOS DE UM PERÍODO PÓS-PANDÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1563. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86325

Edição

Seção

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação