O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) 2022 NA UFC: ANO III - SÉRIE HISTÓRICA
Resumo
O ENADE é uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade de ensino e preparação dos concluintes dos cursos de graduação. E o presente trabalho tem como objetivo discutir os resultados dos cursos de graduação avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE - 2022), Ano III, na Universidade Federal do Ceará. Para isso, foi feito um um levantamento documental, utilizando os resultados disponibilizados no Sistema e-MEC dos cursos vinculados ao ciclo do Ano III no período de 2012, 2015 e 2018. Na UFC, o ciclo do Ano III, estão vinculados os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Psicologia, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Direito e Tecnólogo em Gestão de Qualidade. Como critério de inclusão, só foram considerados os cursos que participaram de todos os anos do ciclo avaliativo, totalizando 14 cursos. As coletas/consultas foram feitas no período de julho a agosto de 2022. No que concerne às notas dos cursos: três cursos mantiveram a nota 5; oito cursos alcançaram as notas entre 4.9 e 4; um curso ficou com a nota entre 3.9 e 3; dois cursos permaneceram com a nota abaixo de 3. Referente às médias por ano, em 2012, os cursos obtiveram 3.85. Em 2015, os cursos obtiveram a média 4.21. Já em 2018, os cursos conseguem atingir sua maior nota do histórico, com média 4.35. Diante das análises, é possível verificar que, durante o período de dez anos, houve um aumento de 0.51 na média por ano dos cursos do ciclo Ano III. Seguindo essa tendência de crescimento, espera-se que na próxima década, o ciclo consiga alcançar a média 4,86. E para isso, é necessário que sejam realizadas pesquisas para fins de compreensão das estratégias utilizadas em cursos com maior desempenho e deficiências de cursos com menor desempenho. Portanto, debater sobre os resultados do ENADE é o pontapé inicial para a tomada de decisões que proporcionem a melhoria na qualidade dos cursos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.