O MODELO PODCAST E A RELEVANCIA DE DEBATES APROFUNDADOS NO AMBIENTE VIRTUAL
Resumo
Com o aumento exponencial da influência dos meios virtuais no debate de interesse público, tornou-se necessário explorar um modelo que permitisse o aprofundamento das discussões, de forma ordenada, o que não era possível dentro de redes sociais com limites de caracteres e permeadas por comentários rasos. É nessa conjuntura que o modelo Podcast, com o objetivo de ampliar as discussões de interesse social, disseminando-as em um ambiente democrático e de amplo acesso. O presente estudo se baseia no Podcast Ponto de Informação, onde são organizados debates sobre temáticas relevantes da atualidade, contando sempre com um debatedor a favor e outro contrário. Todos os “episódios” são mediados por um membro voluntário do projeto, este garante a participação isonômica dos debatedores e guia as discussões através de questionamentos sobre o tema. O referido Podcast é disponibilizado em plataformas de áudio, possibilitando o acesso e compartilhamento por interessados de todo o país, tendo como público alvo principal os membros da comunidade acadêmica como um todo, mas abrangendo toda a sociedade. Lançado há mais de um ano, o Podcast Ponto de Informação pode ser considerado parte da solução para os debates cada vez mais rasos e violentos das redes sociais. Enquanto outros ambientes virtuais nos revelam discussões hostis, onde os envolvidos, muitas vezes, não possuem conhecimento real dos temas e se utilizam de falácias e agressividade, o que se pode concluir através da observação do Podcast em questão é que, através de um ambiente controlado, com debatedores especialistas nos temas discutidos e, sobretudo, seguindo os princípios da honestidade intelectual e do respeito, é possível gerar um debate aprofundado sobre assuntos relevantes para a sociedade, garantindo espaço para o diálogo entre pontos de vista diversos, sem alimentar a polarização.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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