O USO DAS TDICS COMO FERRAMENTA OTIMIZADORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ORGÂNICA
Resumo
A disciplina de Química Orgânica II estuda os mecanismos envolvidos nas reações químicas de adição, substituição, eliminação, entre outras. Contudo, a complexidade desses processos, por vezes, dificulta a compreensão quando são abordados de forma tradicional, com aulas expositivas e o professor como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, em detrimento do estudante, que se mantém passivo nesse contexto. A crescente utilização de ferramentas tecnológicas trouxe mudanças no cotidiano, facilitando, entre outros meios, a comunicação e oferecendo novas perspectivas no contexto educacional. O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e aplicativos educacionais proporcionam diferentes abordagens para a compreensão dos conceitos estudados, pois, no ensino de Química, essas ferramentas possibilitam simular os movimentos de elétrons, rearranjo de átomos e outros fenômenos controlados por quem utiliza a ferramenta, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Diante disso, o objetivo desse trabalho consiste em fazer usos das tecnologias digitais (TDICS) para melhor visualização dos mecanismos reacionais estudados e otimizar o aprendizado, protagonizado pelo estudante de Química. A metodologia empregada consistirá em uma abordagem inicial dos conceitos, seguida da resolução de questões de maneira tradicional. Os alunos responderão um questionário prévio com o objetivo de diagnosticar suas concepções e dificuldades no modelo atual de ensino. Em seguida a plataforma digital será apresentada e os alunos resolverão outras questões com o auxílio do aplicativo, com o questionário sendo aplicado ao final da abordagem didática. Autores como Silva et al (2020), Vieira et al (2019) e Pereira (2021) utilizaram tecnologias digitais para o auxílio no ensino e aprendizado em Química e os resultados se mostraram satisfatórios, pois otimizaram a visão microscópica da matéria, facilitando a compreensão dos conceitos pelos alunos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.