OFICINA DE INTRODUÇÃO À IMUNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE FARMÁCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC), em busca de despertar interesse significativo dos alunos ingressantes de Farmácia da Universidade Federal do Ceará e, também, incentivá-los à permanência no curso, realizou o I Workshop de Introdução às Análises Clínicas, que consiste em um projeto teórico-prático de oficinas vinculadas à área. OBJETIVO: O presente resumo busca demonstrar o impacto da oficina de Imunologia no incentivo à permanência dos alunos ingressantes do curso de Farmácia. MÉTODOS: Desse modo, a realização desta oficina foi organizada em junho de 2022, sendo ministrada pelos membros da liga, contando com duas horas de realização, além do esclarecimento do conteúdo, como fases de realização, avaliação e relevância. Assim, foram realizadas as seguintes atividades práticas sob supervisão dos mentores: testes rápidos de HIV, Sífilis e determinação de tipagem sanguínea pelo sistema ABO. Por meio da realização das oficinas teórico-práticas de Imunologia, foi possível ressaltar a importância dessa área, bem como a compreensão dos processos imunológicos e a importância desses exames no diagnóstico e no acompanhamento clínico. Por fim, pode-se concluir que os alunos demonstraram interesse pela oficina, sendo comprovado tal comportamento devido ao surgimento de dúvidas que foram sanadas após o término da dinâmica, visto que a maneira em que esta foi abordada instigou os alunos ao interesse pelas Análises Clínicas, logo, incentivando-os à permanência no curso.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.