ORIENTAÇÃO, ARTICULAÇÃO E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM PROL DA MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E FIXAÇÃO DO DISCENTE NO CENTRO DE TECNOLOGIA
Resumo
O presente trabalho tem como intuito expor atividades inerentes aos bolsistas do projeto “Orientação, Articulação e Promoção de Ações em Prol da Melhoria do Ensino de Graduação e Fixação do Discente no Centro de Tecnologia”, que são desempenhadas sob a orientação da Diretoria Adjunta de Ensino da unidade acadêmica citada, alocada na Universidade Federal do Ceará (UFC). As atribuições do projeto têm foco em práticas na área de comunicação e consistem na produção e veiculação da revista virtual CT News, bem como no planejamento e execução de campanhas informativas para promoção de ações e ideias. O projeto tem como principais objetivos a construção de um canal de comunicação entre a comunidade do Centro de Tecnologia, pelo qual medidas como reformulação curricular, divulgação da produção acadêmica e científica possam ocorrer e, com isso, contribuir para a redução da evasão, construindo uma esfera de pertencimento, especialmente com estudantes ingressantes. De forma simplificada, as atividades do projeto eram realizadas por etapas, dependendo da ação em foco. As matérias e artigos da revista eletrônica foram produzidas durante o ano, reunidas numa edição que está em fase de editoração e será distribuída de forma online. Já as campanhas para promoção de ações passavam pelo processo de planejamento, através de reuniões com a Diretoria Adjunta de Ensino e logo após colocadas em prática, sendo que a principal delas consiste na divulgação dos novos currículos, devido as novas DCN´s das engenharias. A experiência proporcionada pela realização do projeto foi proveitosa, cumprindo-se o objetivo de aproximar os estudantes de graduação ao Centro de Tecnologia, através da comunicação e da promoção de informações. Além de uma edição concluída da revista CT News, também foram realizadas campanhas informativas que auxiliaram os discentes no seu percurso acadêmico.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Lima Sampaio, M., & Vieira Bertoncini, B. (2022). ORIENTAÇÃO, ARTICULAÇÃO E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM PROL DA MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E FIXAÇÃO DO DISCENTE NO CENTRO DE TECNOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1574. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86336
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.