SEMANA DE ARTE E EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO DE INCENTIVO PARA REDUZIR A EVASÃO DE ESTUDANTES EM CENÁRIO PÓS PANDÊMICO
Resumo
Entre os dias 25 a 30 de abril de 2022 ocorreu o “Seminário Dança_Educação, 10 anos. E agora?”, em Fortaleza, para comemorar os 10 anos dos cursos de Dança da UFC. Diversas propostas foram desenvolvidas por bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP) e coordenação, visando o incentivo à permanência de estudantes no curso, com atividades e práticas extracurriculares, além de interações com profissionais da área, na tentativa de diminuir as altas taxas de evasão dos cursos registradas nos últimos anos. As perspectivas do mercado profissional na dança foram amplamente discutidas por convidados externos à UFC. Um dos pontos altos foi a Residência Artística “Percursos da diversidade”, coordenada por Ana Maria Fernandes, da UFMG. Destaque também para as instalações videográficas: "Agora é já futuro", onde organizarmos uma instalação e atuamos na produção geral do evento. Nossas tarefas, no contexto organizacional foram: registro de atas de frequência, coordenação de voluntários para a venda de livros e contabilidade das vendas. Foi criado um site para a divulgação das atividades: mesas de discussão, residências artísticas, conferências dançantes, mostra de trabalhos, oficinas e instalações videográficas (http://www.seminariodte.ufc.br/programacao.php). Foram emitidos certificados para todos os participantes. Sob o ponto de vista de nossa participação, nos envolvemos em atividades da produção, organização, suporte logístico e criação artística. Apesar desses temas serem discutidos transversalmente no curso, a experiência prática é imprescindível para o entendimento de todos os processos. No tange à participação dos estudantes, o evento atingiu seu objetivo em relação à motivação, comprovado pelas altas taxas de frequência, excelente adesão à Residência Artística e expressiva venda dos livros. Pode se dizer que os objetivos do evento foram muito bem alcançados e renderam trabalhos que se estenderão para além do seminário.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.