SPOILER DA LICENCIATURA: INTEGRAÇÃO E AMBIENTAÇÃO DE ESTUDANTES NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo
A estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará apresenta algumas dificuldades que afetam a trajetória acadêmica e profissional dos estudantes. A necessidade de se entender o que dispõe o curso, como funciona cada uma das áreas presentes e também quais as possibilidades de inserção no mercado de trabalho é algo extremamente presente. Visto isso, o projeto "Entrei na Universidade para me tornar professor(a)" busca auxiliar os estudantes e possibilitar uma proximidade mais realista à prática docente, por meio de ações que desenvolvam e permitam o debate e a troca de conhecimento no que diz respeito a essa questão. Então, o projeto realiza uma ação chamada "Spoiler da Graduação em Ciências Sociais" que consiste em dois encontros, um pela manhã e outro pela noite, para que, dessa forma, fosse possível atingir estudantes dos dois turnos presentes no curso, diurno e noturno. Ambos se iniciaram com uma apresentação breve do professor orientador e da bolsista do PAIP. Após essa introdução sobre os realizadores da ação, se dá início à apresentação dos pontos, partindo da explicação dos eixos que compõem o curso (Antropologia, Sociologia, Ciência Política e Teoria e Prática de Ensino), no que consiste cada um deles e os professores que fazem parte de cada um. Esse momento já se relaciona com o próximo, em que ocorre uma explicação sobre a trajetória do estudante e como funciona a própria grade curricular, e antes do fim do evento, é realizada uma dinâmica que busca fazer com que os discentes entendam, ou busquem entender, como funciona toda a grade curricular das Ciências Sociais e em como os componentes curriculares conversam entre si, exaltando a importância de cada um e de todos em conjunto. Assim, a ação promove a interação entre os estudantes de forma a instigar cada um a conhecer mais sobre a própria formação e o que é possível dentro do cenário discente das Ciências Sociais, norteando eles nessa trajetória.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.